quarta-feira, 8 de abril de 2009

HISTORIAS DE APRENDIZAGEM UNIFIEO 2009

Letícia Biloto, Maria Lucia Araújo da Silva, Salete Strufaldi Ferrareis,
Tamara Santos R. Pereira UNIFIEO


História de fatos marcantes da época da aprendizagem


Quando eu era pequena, todo o dia vivia a mesma rotina de sempre, sentava na mesa da cozinha ao lado de minha mãe e fazia diversas atividades, para qualquer pessoa poderia ser um martírio, mas para mim um grande prazer. Meu grande sonho: entrar na escola, pois sempre achei fantástico a idéia de ir até lá aprender coisas novas e fazer amigos.

Esta espera não foi muito longa, e chegou o grande dia, me arrumei toda e fui com minha mãe e meu irmão, mas, para a surpresa de todos, comecei a chorar no portão da escola. Até hoje não sei direito o que aconteceu comigo, mas acho que a estrutura do prédio junto com aquele monte de gente me assustou.

Aos poucos fui me adaptando até que me desenvolvi bem durante os anos, até chegar na 3ª série onde algo me perseguia: "a bendita tabuada". Aquele livrinho cheio de números traz para mim "ótimas" recordações “. Principalmente quando minha mãe me fazia ficar horas no meu quarto decorando todas as continhas, principalmente quando minha querida professora ia fazer chamada oral”.

Era uma cena terrível, a sala inteira em silêncio e o meu nome sendo declarada pela professora, era a hora que tínhamos que ficar de pé ao lado da carteira e respondendo a cada conta, se acertava, um grande elogio, se errava... sai de baixo, tinha de ouvir coisas horríveis!

Enfim, sobrevivi! Hoje, 15 anos depois, sou pedagoga e aprendi muito com o que passei, as boas lembranças e, é claro, as terríveis experiências passadas com algumas professoras, que hoje me auxiliam muito em sala de aula, mostrando como não agir com meus alunos.

Um comentário:

Sílvio Pulcro disse...

O texo me fez recordar agora agora das minhas primeiras turmas primárias. Tive que decorar a tabuada e apresentar para a turma toda.

um abraço,
do aluno (ausente)
Sílvio (FPA)
www.pulchro.blogspot.com